11/06/2013
Atualizada: 11/06/2013 00:00:00
A Comissão da Verdade "Reitora Nadir Gouvêa Kfouri", da PUC-SP, foi instalada no último dia 6 de junho, em ato realizado no auditório “Tucarena”. Criada no dia 10/5 deste ano, a comissão leva o nome da ex-reitora da universidade, que foi figura de resistência à ditadura militar e seus protagonistas, impedindo, inclusive, a entrada dos militares no campus de Perdizes em 1977.
A comissão foi articulada entre estudantes e professores da universidade, que lançaram um manifesto sobre a importância da comissão. (Leia aqui o manifesto na íntegra)
Segundo o manifesto, "a Comissão da Verdade tem como objetivo investigar e esclarecer as graves violações aos direitos humanos e à comunidade puquiana, ocorridas entre os anos de 1964 e 1988, em busca de justiça e de uma história que ainda precisa ser desenterrada, para assim constar na memória do Brasil e no acervo digital que será criado e disponibilizado ao fim dos trabalhos. A Comissão também irá abordar as formas de resistência da PUC-SP, motivos pelos quais é lembrada com grande respeito até os dias atuais".
*Com edição do Andes-SN