Siga nosso canal

26/06/2013
Atualizada: 26/06/2013 00:00:00


Data: 26/06/2013

  

Democratização da comunicação e Plano de Comunicação do Sindicato Nacional pautaram as discussões do encontro, que debateu ainda as ações realizadas nas Seções Sindicais da Regional Sul  

 

A necessidade da democratização da comunicação do país e a avaliação do Plano de Comunicação do Andes-SN pautaram as discussões do 1º Encontro Preparatório para o III Encontro Nacional de Comunicação do Sindicato Nacional, realizado em Ponta Grossa, Paraná, na última sexta-feira (21).

Quatro Seções Sindicais – Sinduepg, Apufpr, Sedufsm e Aprofurg – foram representadas no evento, que tinha como objetivo debater as ações que vêm sendo feitas no setor de Comunicação das Seções Sindicais da Regional Sul. Estudantes do terceiro ano de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) também participaram das discussões.  

A 2ª vice-presidente da Regional Sul e uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho Comunicação e Artes do Andes-SN (GTCA), Cintia Xavier, afirma que uma das responsabilidades do GTCA e dos encontros preparatórios é entender a comunicação como estratégica para o Andes-SN. Em sua avaliação, Cintia conta que há uma preocupação, também por parte dos presentes no I Encontro Preparatório, de uma participação maior das Seções Sindicais, visto que uma de suas características é abranger uma determinada região.

“O número de Seções Sindicais participantes foi pequeno. A gente reforçar este tipo de atividade e de debate sobre a comunicação ajuda a pressionar as Seções Sindicais para levar em conta que este é um fator importante e decisivo no processo de mobilização e politização não só do professor, mas da sociedade”, explica.   

O aperfeiçoamento da divulgação das atividades do Sindicato Nacional foi uma das necessidades apontadas pelo grupo participante, de acordo com a diretora do Andes-SN. “Isto significa que temos uma política de implementação e de melhoria do próprio Plano de Comunicação a ser trabalhada dentro do Sindicato Nacional”.   

Em relação à democratização da comunicação, Cintia avalia que o Andes-SN também deve ser um dos atores a promover este debate. “É importante que a gente comece a militar dentro das Seções Sindicais e dentro do Sindicato Nacional para que o tema ganhe o destaque, que a gente assine e concorde com o anteprojeto de lei que busca a democratização da comunicação. Isso é fundamental”, afirma.   

Segundo a diretora do Andes-SN, as pautas apresentadas pelas Seções Sindicais serão discutidas em uma reunião do GTCA. Questões relacionadas à estrutura – que resultam no atraso no envio de materiais para as Seções Sindicais -, o tipo de linguagem utilizado pelo setor de comunicação e o repositório do Sindicato Nacional foram colocadas pelos participantes.    Até a terceira edição do Encontro Nacional do Andes-SN, prevista para o segundo semestre, serão realizados dois encontros preparatórios, em Fortaleza, neste sábado (29), e em Niterói (RJ), nos dias 5 e 6 de julho.   

Programação

Na parte da manhã, as Seções Sindicais presentes – Apufpr,  Sinduepg, Aprofurg e Sedufsm – deram informes sobre suas entidades, e explicaram a organização dos respectivos setor de Comunicação, a partir das seguintes questões: quantos profissionais o setor possui? Que mídias alimenta? Que tipo de produtos midiáticos produz? Como é a relação que se estabelece com o setor de comunicação do Andes-SN? Com que periodicidade são lançados os produtos de comunicação?

  Encerrados os informes, os presentes discutiram possíveis caminhos para dar suporte àquelas seções que ainda não possuem um setor específico de comunicação ou àquelas em que tal setor ainda está sendo implementado.   

Em todas as falas esteve presente a necessidade de se encarar a comunicação como um investimento do Sindicato, e não como um gasto. A criação de canais na internet para o compartilhamento de fotos e vídeos do Andes-SN com as Seções Sindicais e destas entre si, a fim de que os materiais elaborados por uma seção possam ser reproduzidos também por outras, fortalecendo a solidariedade entre os sindicatos da base do Andes-SN e aperfeiçoando os canais de troca e compartilhamento foi um dos encaminhamentos.  

Pela tarde, foi realizado um debate sobre democratização dos meios de comunicação social, com a participação do repórter do jornal Brasil de Fato e integrante do Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor), Pedro Carrano, e a professora e atual chefe do Departamento de Jornalismo da UEPG, Karina Janz Woitowicz, que também é coordenadora do Grupo de Pesquisa em Folkcomunicação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Os dois convidados ressaltaram a necessidade de uma mídia mais plural, democrática e alinhada com os interesses dos movimentos sociais organizados.  

* Com informações da Sedufsm – Seção Sindical * Foto: Sedufsm – Seção Sindical



Fonte: Andes SN

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail