Siga nosso canal

27/06/2013
Atualizada: 27/06/2013 00:00:00


 

A professora Maria Alba Correia da Silva, do Núcleo de Aposentados da Adufal, está entre os sete alagoanos designados pelo Governo do Estado para compor a Comissão Estadual da Memória e Verdade Jayme Miranda. A lista com o nome de todos os componentes foi publicada no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira (26).

Compõem a Comissão, ao lado da professora Alba Correia, o procurador da República aposentado Delson Lyra da Fonseca, o jornalista Ênio Lins de Oliveira, o advogado Everaldo Bezerra Patriota, o cônego Manoel Henrique, a economista e presa política durante a ditadura militar Maria Yvone Ribeiro e o ex-sindicalista da Petrobrás, Eduardo Davino. (veja decreto abaixo)

 

O órgão colegiado tem como objetivo acompanhar e subsidiar a Comissão Nacional da Verdade nos esclarecimentos às graves violações de direitos humanos ocorridas no período entre 1946 a 1988, que inclui a ditadura militar (1964 a 1985), quando pessoas que lutavam contra o Regime Militar foram torturadas, mortas, presas - ou despareceram após serem sequestradas por agentes do Estado. Há casos de famílias que até hoje procuram esclarecimentos sobre onde estão os corpos das vítimas.

 

Participante das lutas da sociedade brasileira pelas liberdades democráticas desde os anos 60, a professora Alba Correia considera que a Comissão deve contribuir para consolidar o resgate da democracia e da cidadania brasileira.

“A repressão e a violência – prisões, desaparecimentos e torturas – deixaram marcas ainda não devidamente esclarecidas para a sociedade. Isso é uma dívida histórica do país para com seus cidadãos. O Brasil precisa conhecer e refletir sobre seu passado para avançar rumo à vida democrática tomada em seu sentido pleno”, observa Alba Correia.

A professora diz que integra a Comissão da Verdade, em Alagoas, como tarefa política das mais importantes. “Com o esclarecimento da verdade  poderemos, então, demonstrar o reconhecimento à dedicação de valorosos cidadãos alagoanos que estiveram à frente da luta pela democracia em nosso país, na época da Ditadura Militar”, disse.

Nacional e Estadual – O governo federal instalou a Comissão Nacional da Verdade em maio de 2012. A lei que a institui foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em novembro de 2011. Aprovada pela Lei 7.407/2012 e instituída pelo governador Teotonio Vilela Filho em agosto de 2012, a Comissão Estadual da Verdade foi redenominada no último dia 17 – Comissão Estadual da Memória e Verdade Jayme Miranda – em homenagem ao alagoano morto e torturado pelo regime militar.

Assessoria de Comunicação da Adufal

Lucia Rocha M T E  679

Tel. 82 3241 1880

 

 

 

Fonte: Ascom da Adufal

Anexos

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail