01/03/2015
Atualizada: 01/03/2015 00:00:00


 

Data: 27/02/2015

Um ônibus que ia ao Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Erechim (RS) sofreu um grave acidente na manhã desta sexta-feira (27). O ônibus - que levava docentes, servidores e estudantes para o novo campus da universidade - colidiu com um caminhão catarinense que carregava suínos. 43 pessoas, na maioria estudantes, foram levadas com ferimentos a hospitais próximos.

  

O trevo onde aconteceu o acidente, próximo à universidade, teve sua construção concluída há três meses, e desde então já registrou 20 acidentes. De acordo com Douglas Alves, diretor do Sindicato dos Docentes da UFFS (Sinduffs – Seção Sindical do Andes-SN), a universidade não havia se mudado para seu novo campus antes por conta da luta do Sinduffs por melhores condições de acesso ao local – o novo campus da UFFS em Erechim se localiza a 12 km do centro da cidade, na estrada que liga Erechim a Porto Alegre. Essa é a primeira semana de aulas no novo campus.

 

“Estamos chamando uma assembleia universitária para a noite dessa sexta-feira, no centro de Erechim, para socializar informações, prestar solidariedade aos feridos e pensar em mobilização. Porque essa tragédia não foi um acaso, ela foi anunciada. Ela tem a ver com a pauta de condições de trabalho, que levantamos na greve de 2012. As condições são péssimas, e o acesso à universidade é um dos pontos mais críticos, tanto que conseguimos atrasar a mudança para o novo campus até a construção do trevo”, ressalta Douglas Alves.

 

Cinco pessoas envolvidas no acidente passaram por cirurgia e devem permanecer internadas nos próximos dias. Três passageiros estão em estado gravíssimo. A UFFS divulgou a suspensão das aulas em Erechim por tempo indeterminado devido ao acidente.

 

*Com informações de Sinduffs-SSind.

 

 

 

Fonte: Andes SN

2025

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail